Resenha: "Desaparecida", Catherine Mckenzie


Desaparecida

Autora: Catherine Mckenzie
Editora: LeYa Brasil
Título Original: Forgotten
Gênero: Literatura Estrangeira/Romance
Páginas: 318
Ano: 2014
Sinopse: Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper?
“Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

Emma Tupper tinha uma vida perfeita. Uma advogada em ascensão, estava a um passo para ser a próxima sócia do escritório onde trabalhava, tinha um namorado incrível, Craig, também advogado, que lhe entendia e compartilhava o mesmo amor pelo trabalho. Tinha um apartamento que amava, decorado com o seu jeitinho e era seu porto seguro. Porém, seu mundo caiu quando sua mãe faleceu, esta lhe deixou como herança algo curioso, uma viagem para África. Emma querendo realizar o último desejo de sua mãe, embarca nessa viagem. Ela decide ir sozinha, com a esperança de reorganizar seus pensamentos e voltar renovada. Ocorre que, no dia que Emma deveria pegar o voo de volta para Londres, algo terrível aconteceu. Um terremoto atinge a África, impedindo qualquer forma de comunicação com o mundo. Sem telefones, emails e muito menos um voo de volta para Londres, Emma se vê presa na África.

Após longos seis meses isolada, Emma finalmente consegue retornar para casa com a esperança de retomar a sua vida de onde havia parado. 
Assim que chegou ao país, ela se surpreendeu com seus cartões bloqueados, números de telefones de pessoas próximas não existiam mais, uma pessoa estranha estava se instalando no seu lindo e aconchegante apartamento e a reação das pessoas ao vê-la, era como se estivessem vendo um fantasma. Emma demorou algumas horas para entender e  digerir que, por não ter entrado em contato por muito tempo, ela fora dada como morta. Quando ela finalmente compreendeu isso, que sua existência fora simplesmente apagada do mapa, ela entrou em choque. O que ela iria fazer? Ela queria sua vida de volta: sua casa, sua carreira e seu relacionamento... Mas será que isso seria possível?    


Tudo fica escuro ao meu redor. Sinto que acabei de despertar e de sair
de minha viagem por Matrix, coberta de gosma primordial e lutando para
respirar. Mas se esta é uma realidade paralela, onde está o sábio mentor que
vai me explicar o que está acontecendo?


Sem saber o que fazer e completamente perdida, algo bom lhe acontece... Dominic - um fotógrafo promissor - que agora se diz o novo dono do seu apartamento, percebe que Emma precisa de ajuda e decide deixa-lá ficar por alguns dias até Emma se reorganizar e arranjar um lugar para ficar. Apesar de ser um completo estranho, ele se compadece com a situação de Emma, ele entende muito bem como é ter a vida desolada e mesmo em alguns momentos não querendo, ele acaba sendo de grande ajuda para Emma nessa fase de reconstruir a sua vida. 


Quase dou risada de novo, apesar de tudo. Sinto-me como se estivesse
ao mesmo tempo sob a chuva e debaixo do sol. Como é que se pode chorar e
rir ao mesmo tempo?

Esse livro foi uma surpresa positiva para mim. Estava procurando um romance em e-book para ler e aleatoriamente esse livro apareceu. Me apaixonei completamente pela capa: as cores e os detalhes, deixaram o livro bem feminino. Achei um amorzinho. Além do título e a sinopse, que me deixaram mais interessada ainda.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de Emma, que nos permite entender os pensamentos e atos da personagem principal. A escrita da Catherine é fácil, envolvente e objetiva, de forma que a leitura se desenvolve otimamente. Sendo assim, devorei o livro num final de semana, não conseguia parar de ler! Um toque interessante na narrativa, foi que no início de cada capítulo, Emma relata sobre o que passou em sua estadia na África, tirando nossa curiosidade do que aconteceu durante os seis meses que ficou por lá.

Emma foi uma personagem bem construída, com ações reais e completamente inspiradoras. A vida dela está destruída e mesmo assim, com muitas dificuldades, ela não desiste de retonar e ir atrás do que lhe pertence. Ela quebra a cara? Sim, com certeza. Perde muitas coisas? Sim, e muito. Porém, ela descobre que mesmo querendo retornar a sua vida de onde parou, isso não seria possível. Tudo que ela tinha há seis meses atrás não estava mais do mesmo jeito. Ela não estava mais do mesmo jeito. E assim, Emma começa reconstruir sua vida, porém consciente que agora era um recomeço. Ela passa por muitas coisas no decorrer da história, boas e ruins, tudo com a ajuda de Dominic, que passou de um completo estranho a um amigo essencial na sua vida. Dominic é um homem encantador, me conquistou a partir do momento que ele acolheu Emma sem saber nada sobre ela. No decorrer da história ele conseguiu me cativar ainda mais com seu charme na cozinha e seu misterioso passado, que me fez ter uma empatia imensa por ele. Além de Karen e Piter, os amigos que ajudaram Emma na África; Stephanie, a melhor amiga de Emma, que fez de tudo para encontrar ela e alguns outros personagens coadjuvantes, que encheram ainda mais a história.

Não sei por que tivemos de vir para este lugar para nos conhecer. Acho que a vida às vezes funciona assim.

Sabe aquele tipo de livro que você consegue entrar nele e se ver na pele da personagem principal? É exatamente isso que esse livro fez eu passar, cada situação, emoção e descoberta da Emma, foi como se eu vivesse isso com ela. Mesmo com todo o drama que a personagem vive no decorrer da história, a trama não fica pesada, pelo contrário, a autora traz a cada virada de página a história de forma leve e descontraída, que nos faz torcer para que Emma consiga conquistar seu merecido final. Além da mensagem linda que o livro traz, o romance é bem previsível, mas totalmente delicinha e encantador. Eu fiquei completamente apaixonada por essa história e nos momentos finais eu não conseguia parar de ler de tão envolvida que estava. Quando virei a última página me vi com saudades dos personagens... Já deixo um alerta pra vocês: esse livro causa ressaca-literária! Fiquei com gostinho de quero mais, haha!
Catherine Mckenzie ganhou uma fã, estou louca para ler mais obras da autora.
Para quem gosta de romances, é uma boa escolha para ler num final de semana livre ou em uma viagem! (;




Nenhum comentário

Postar um comentário