Resenha:"O Perfume da Folha de Chá", Dinah Jefferies


O Perfume da Folha de Chá

Autora: Dinah Jefferies
Editora: Paralela
Título Original: The Tea Planter's Wife
Gênero: Romance / Literatura Estrangeira
Páginas: 432
Ano: 2016
Sinopse: Em 1925, a jovem Gwendolyn Hooper parte de navio da Escócia para se encontrar com seu marido, Laurencek no exótico Ceilão, do outro lado do mundo. Recém-casados e apaixonados, eles são a definição do casal aristocrático perfeito: a bela dama britânica e o proprietário de uma das fazendas de chás mais prósperas do império. Mas ao chegar à mansão na paradisíaca propriedade Hooper, nada é como Gwendolyn imaginava: os funcionários parecem rancorosos e calados, e os vizinhos, traiçoeiros. Seu marido, apesar de afetuoso, demonstra guardar segredos sombrios do passado e recusa-se a conversar sobre certos assuntos. Ao descobrir que está grávida, a jovem sente-se feliz pela primeira vez desde que chegou ao Ceilão. Mas, no dia de dar à luz, algo inesperado se revela. Agora, é ela quem se vê obrigada a manter em sigilo algo terrível, sob o preço de ver sua família desfeita.


Gwendolyn - mais conhecida como Gwen - é uma jovem inglesa de 19 anos que vivia com sua família em Gloucestershire, Inglaterra, até conhecer e se apaixonar por Laurence Hooper - um viúvo charmoso e dono de uma das maiores fazendas do Ceilão que produz chá. Completamente apaixonados, eles se casaram na Inglaterra, porém, Laurence acaba voltando sozinho para o Ceilão, pois tinha que resolver alguns assuntos do trabalho e não poderia esperar Gwen para irem juntos. 
Gwen embarca sozinha no navio e acaba conhecendo o charmoso e misterioso Ravi Ravasinghe - um pintor cingalês muito famoso na região -, que acaba sendo de muita ajuda, já que ao chegar no Ceilão, Laurence acaba se atrasando deixando Gwen sozinha. Porém, essa ajuda não deixou Laurence muito feliz, pois por algum motivo Ravi Ravasinghe não é um homem que Laurence goste.

Um único sentimento a dominava, o amor, que parecia de alguma forma ter se condensado naquele instante perfeito.

Assim que Gwen chega na fazenda, ela começa a se sentir insegura em relação a tudo: de não ser uma boa esposa, medo de não conseguir cuidar da casa e principalmente com medo de decepcionar Laurence. 
Desde que chegou, Gwen tenta ser uma boa esposa, agradando e sendo carinhosa com o marido, porém, Laurence passa a maior parte do tempo trabalhando e Gwen não consegue ficar muito tempo com ele. Completamente aflita, ela tenta de várias formas manter seu casamento vivo, mas ela acaba ficando confusa com as atitudes do marido, que muitas vezes parece feliz, mas do nada, fica frio com ela. E, para ajudar, uma linda mulher americana chamada Christina - uma sofisticada banqueira - está dando em cima de Laurence descaradamente e Gwen teme que ele esteja sedendo aos encantos dela.

Ela sentiu as lágrimas se acumularem sob as pálpebras, e limpou os olhos com o guardanapo. Gwen sabia que Laurence era muito ocupado e, obviamente, a fazenda vinha em primeiro lugar, mas era só sua imaginação ou seu marido lindo e sensível estava se mostrando um tanto distante?


Conforme os dias vão se passando, Gwen começa a se acostumar com o lugar e se familiarizando com a fazenda, com os trabalhadores e com seus deveres como esposa. E, para se sentir mais em casa, ela começa a fazer algumas mudanças e encontra algo que lhe deixa chocada e curiosa. Cheia de perguntas, ela corre para questionar Laurence, que prefere não responder suas perguntas e se ela achava que Laurence estava distante, ele ficou ainda mais.
Para ajudar, a irmã mais nova de Laurence, Verity, acaba chegando na fazenda para passar uns dias com o irmão, o que acaba não sendo muito bom para Gwen, já que é bem visível que a irmã  é muito grudada ao irmão e parece não gostar da nova cunhada.
Porém, algo maravilhoso acontece: Gwen descobre que esta grávida e para alegria de Gwen, Laurence fica completamente feliz e radiante e, enfim, parece que ambos serão felizes.

Ele nem sempre conseguia expressar o que sentia, mas, quando acariciou seus cabelos, Gwen compreendeu o quanto era amada.


Porém, nem tudo é perfeito, na noite em que Gwen entra em trabalho de parto, algo terrível acontece. Com Laurence fora de casa - pois havia saído a trabalho - e Verity  com as amigas na cidade e nada de conseguir falar com o médico, quem acaba fazendo o parto é a empregada mais antiga de Laurence, Naveena. Só que algo terrível acontece e Gwen entra em pânico, pois não tem a mínima ideia do que vai fazer. Totalmente desesperada, ela tem que decidir com urgência, antes que tudo que ela sonhou e planejou seja destruído. Após uma escolha excruciante, enfim, Gwen toma uma decisão. Mas, ela deve manter escondido esse segredo do marido e, a partir daí, que começa a angustiante batalha interior de Gwen Hooper.

Gwen ouviu o gralhar dos pássaros que sobrevoavam o lago, e sentiu mais uma vez a batida do coração dele contra o ouvido. Estava exaurida, e nem mesmo o sorriso afetuoso de Laurence conseguia aplacar a dor esmagadora que a acometia. 

Quando eu recebi o livro da editora Paralela, a primeira coisa que pensei foi "Meu Deus, que capa maravilhosa!", depois fiquei completamente curiosa após ler a sinopse do livro. Em seguida, devorei o livro. E agora? Agora estou absurdamente tocada e emocionada com essa história. <3
 O livro é narrado em terceira pessoa e a escrita da autora é bem fluída e detalhada, que nos faz viajar pelas terras do Ceilão - que foi o diferencial da história. 
Como todos sabem, sou apaixonada por detalhes, pra mim é essencial e a autora conseguiu me conquistar por causa disso.  Os detalhes narrados pela autora como a ambientação, o verde e as plantas, me encantaram. Eu viajei pelo Ceilão enquanto lia, foi uma experiência maravilhosa. Porém, nos primeiros capítulos, em alguns momentos, a narrativa fica um pouco parada e o que me incomodou de início foi a personagem principal, Gwen. Não foi nada grave, mas achei a personagem de início meio tonta. Ok, ela é novinha, inexperiente e completamente inocente, então decidi dá uma chance a ela - e não me arrependi. Gwen me conquistou aos poucos e conseguiu me conquistar completamente a partir do momento que a trama começou, depois do grande segredo. 

O ponto chave da trama são os segredos que ambos - Gwen e Laurence - escondem um do outro. É o que realmente nos prende na narrativa. Os segredos, os mistérios e as descobertas, desencadeavam uma montanha de aflições e angustias que  e Gwen e Laurence viviam, deixando a trama cada vez mais viciante.
A cada página virada, eu sentia uma empatia tão grande por Gwen, que conseguia sentir suas dores, suas aflições, seus medos mais profundos e a agridoce alegria que ela sentiu nos momentos finais da trama. Ela cresceu tanto no decorrer da narrativa e é bem visível seu amadurecimento a cada capítulo que se inicia. Gwen é uma guerreira das décadas de vinte e trinta, que aprendeu com os erros e nos mostrou que mesmo em meio a dor, no final, é possível ter um final felicidade - mesmo que fiquem algumas cicatrizes.

Uma águia atravessou o horizonte, e ela notou que era um dia lindo. Sua família estava indo para o lago, prateado em meio ao verde, com reflexos das árvores escurecendo a superfície em alguns pontos.

Terminei este livro completamente tocada e com uma montanha russa de sentimentos. É impossível não se colocar no lugar de Gwen durante a leitura e ficar se perguntando se você faria o mesmo que ela - esconderia  - ou contaria a verdade... É simplesmente conflitante. E o final? É tããããão agridoce. Enfim, os segredos são contados, os mistérios são desvendados e, mesmo em meio a tristeza, consegui finalizar a leitura com um sorriso de alivio no rosto.
Para quem é fã de um drama bem escrito, irá amar "O Perfume da Folha de Chá". Com certeza foi o melhor livro que a editora Paralela me enviou e foi minha melhor leitura - até o momento - de 2017.






Nenhum comentário

Postar um comentário