Resenha: Veneno (Encantadas #1), Sarah Pinborough


Veneno

Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Título Original: Poison
Gênero: Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira
Páginas: 224
Ano: 2013
Sinopse: Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria um final feliz pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia.


Em um reino muito, muito distante existia uma rainha loira, linda e poderosa e acima de tudo, muito malvada. Dentro de seu coração, ela invejava profundamente a bondade e beleza da princesa Branca, mais conhecida como Branca de Neve. Sendo esta, com um coração bondoso, trata todos do castelo com respeito, conversa com os anões, alimenta os pobres e necessitados e acima de tudo, dona de uma beleza estonteante, que consequentemente, gera uma inveja absurda no coração de sua malvada madrasta.

A Rainha má não ama o Rei, porém, ser casada com ele deu tudo que ela sempre sonhou em ter: ser a mulher mais poderosa e linda de todos os reinos. Mas, como nem tudo é perfeito, Lilith - a rainha -, descobre através de seu espelho mágico, que existe uma mulher mais linda e desejada do que ela, Branca de Neve. 
Completamente irada, quando o Rei parte para uma guerra querendo conquistar mais territórios para seu reino, a Rainha aproveita a oportunidade para eliminar Branca de Neve.  
Lilith contrata um lindo, rustico e sexy caçador - que ela conhece intimamente bem - para fazer o trabalho por ela.


O bater da porta cortou o resto da frase chocada de Branca de Neve, e dessa vez a rainha se lembrou de passar a tranca. Sua respiração enchia o aposento, mas agora estava lenta e calma. Um frio brotou em seu interior. Ela tornou a olhar para a bola de cristal. Havia uma nuvem negra em turbilhão em seu interior. Então que seja, pensou com raiva. Então que seja.


Porém, o caçador fica completamente encantado com a beleza de Branca e decide não matá-la e ao invés de levar o coração de Branca, ele acaba levando um coração de um animal. Após um envolvimento amoroso com o caçador, ele manda ela fugir e a rainha descobre a traição do caçador e não irá deixar as coisas tão fácies assim.
No meio da fuga, Branca se encontra com os anões, também se encontra uma bruxa com uma maçã envenenada, acaba dentro de um caixão de vidro e aparece um príncipe completamente apaixonado para "salva-lá" da ira da rainha má. 

A que se devia essa necessidade de ser benevolente? Se é para ser cruel então admita isso, abrace isso. Qualquer outra coisa era apenas autoilusão e fraqueza.

É com uma tristeza absurda que eu faço a resenha desse livro. Tristeza maior por ter gastado meus 29,90 no box do livro atoa. Sim, é isso mesmo, ATOA. 
Eu tenho que parabenizar o marketing da editora, uma capa linda e uma sinopse legal, daquelas que te deixam bem curioso para ler. E a autora tinha tudo para alcançar o topo de vendas, fazendo uma releitura dos contos mais famosos numa linha adulta, foi uma tacada perfeita. Porém, a autora desandou e (desculpa pela palavra chula) cagou tudo.
Eu realmente queria ter gostado da releitura, o começo até que é legal, bem envolvente, com um toque de ironia e sarcasmo (que eu amo!), que estava funcionando, até que, chega uma parte da leitura, que é beeeem visível como a autora se perdeu. Foi aí que eu desanimei completamente, mas eu sou aquele tipo de pessoa que, mesmo que o livro seja péssimo, eu continuo até o fim. E conclui, que a história ficou superficial demais, com cenas "eróticas" completamente forçadas  e cheios de furos.   

Um desejo é apenas uma maldição disfarçada.


Mesmo nessa montanha de defeitos, consegui achar alguns pontos positivos, como o fato da autora conseguir colocar vários personagens de contos diferentes como a bisavó da rainha, que é a bruxa da casa de doces da história João e Maria, ou a aparição do Aladin, de uma forma beeem diferente dos contos originais. Vemos também o outro lado da Rainha má, onde sabemos o motivo do porque ela é tão má e complexada com a beleza.
O que me chocou de forma positiva também, foi o Príncipe, que de longe, foi a melhor coisa que a autora fez. ´Foi um personagem bem construído e desenvolvido, que com certeza vai te surpreender.


Enfim, o livro Veneno segue a mesma linha dos contos, porém, temos um final totalmente diferente, com cenas mais picantes. Se você é fã de fanfiction, vai amar, brinks, as fanfiction do wattpad são melhores. Mas enfim, não indico a leitura, mas a decisão é de vocês, claro. Mas foi uma das piores leituras da minha vida. Perca de tempo total.


Nenhum comentário

Postar um comentário