Resenha: "Príncipe Mecânico - As Peças Infernais #2", Cassandra Clare


Príncipe Mecânico

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: Clockwork Prince: The Infernal Devices
Gênero: Fantasia / Jovem Adulto / Literarura Estrangeira
Páginas: 406
Ano: 2013
Sinopse: Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres (ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada) foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.



Após todos os acontecimentos, Tessa - que foi traída pelo seu irmão - se encontra ainda no Instituto com os Caçadores de Sombras
Como a situação dos  Caçadores de Sombras de Londres não anda muito bem, após todos os ocorridos, o Consul Wayland convoca uma reunião com todos os Caçadores para decidirem o que irão fazer em relação ao Magistrado. 
Charlotte se encontra ameaçada, já que Benedict Lightwood a acusa de ser irresponsável por ter deixado um espião - Nathanael Gray - entrar no Instituto e causar todo aquele caos e  diz que ela não é capaz de comandar o Instituto. Por isso, ele se oferece para ser o novo diretor do local. Após uma votação, o Consul aceita a proposta, porém, dá duas semanas para Charlotte encontrar o Magistrado e, sendo assim, permanecer com a liderança do Instituto. Caso não consiga, os Lightwood ficam com o local. Sem muita opção, Charlotte aceita e, para pior mais as coisas, Benedict envia seus dois filhos - Gabriel e Gideon Lightwood - para treinar Tessa e Sophie, já que elas não têm noção nenhuma de luta.

[...] A beleza de Jem não ardia como a de Will, em cores vivas e fogo reprimido, mas tinha sua perfeição muda e peculiar, o encanto da neve caindo contra um céu cinza-prateado. 

Tessa, depois de tudo que passou com Nate e Axel Mortmain - o Magistrado - está cada dia mais poderosa e descobrindo como funciona seu poder. Após o que Mortmain disse a Tessa - que ela é uma invenção dele - ela quer descobrir mais sobre o seu passado, para finalmente conseguir entender quem ela realmente é.
Nessa busca por seu passado, Tessa fica mais próxima de Jem. Com todo seu jeito gentil, atencioso e cavalheiro de ser, eles criam um vínculo de amizade que mexe com os sentimentos de Tessa. Mesmo com o coração partido - depois das palavras que o Will lhe disse no telhado -, ela decide tentar esquecer seus sentimentos por esse garoto, porém, toda vez que  Will a olha, seu coração dispara e não consegue conter seu coração.


Tessa caiu na gargalhada, em seguida pôs a mão na boca. Maldito Will, por sempre conseguir fazê-la rir, mesmo quando ela não queria, mesmo quando sabia que abrir o coração para ele, ainda que um único centímetro, era como tomar uma dose de alguma droga mortal e viciante.

Por outro lado, algo está mudando em Will, a parede que ele lutou nos longos cinco anos - afastando e insultando as pessoas que o ama - parece que está desmoronando. Por isso, ele acaba buscando a ajuda de Magnus Bane.  Juntos acabam desvendando os segredos mais obscuros de Will. Será que por trás de toda essa pose durona, existe um coração quebrado?

Dizem que o tempo cura todas as feridas, mas isso presume que a fonte da dor é finita. Que está superada. Isto é uma ferida aberta todos os dias


Finalmente, após alguns dias de busca, Charlotte, Jem, Will, Henry, Tessa e Jessamine encontram uma pista do paradeiro de Mortmain. Como Charlotte tem que investigar outras supostas pistas do paradeiro do Magistrado, ela acaba enviando Jem, Will e Tessa para York.
Chegando na cidade, eles ficam hospedados no Instituto de York. Lá, os três descobrem algo que 
que irá mudar completamente o percurso da investigação do paradeiro do Magistrado e de seus aliados.
 Seguindo a pista da descoberta, Will se surpreende com o que encontra e, após um terrível ataca dos seres mecânicos, Tessa, Jem e Will recebem um bilhete de Mortmain e eles acabam voltando para Londres dispostos a fazer de tudo para conseguir impedir os Lightwood de ficar com o Instituto e pegar o terrível Magistrado, que quer acabar com os Caçadores de Sombras e ficar com Tessa.

 - Não pode salvar todos os pássaros caídos - comentou Woolsey, apoiando-se contra a parede e cruzando os braços. - Nem mesmo os que são belos.
- Salvar um já basta- disse Magnus [...]

No primeiro livro, é bem claro que Cassie quis nos apresentar Tessa, os Caçadores e o mundo que ela criou em "As Peças Infernais". Nessa sequência, ela conseguiu se aprofundar mais nesse enredo maravilhoso.
Uma das chaves do livro com certeza é o Will e o que seu obscuro passado representa. Finalmente conhecemos o Will e posso descreve-lo em uma palavra: altruísta. Sim, isso mesmo, altruísta. Quando vocês lerem, irão entender. Ele é um personagem intrigante e encantador e descobrir o seu passado foi de cortar o coração. É impossível não amá-lo. E ele quase (eu disse quase!) conseguiu roubar o posto do Jace no meu coração (mas é tipo impossível, fiquei bem dividida, mas Jace é Jace <3)
E agora é bastante compreensível o motivo de Magnus e Camille citarem o Will nos livros de TMI, comparando o Will com Alec. No quesito olho azul e cabelo preto, é claro. Mas o que quero dizer, é que Magnus e Will se aproximam bastante nesse livro, eles criam uma amizade bem peculiar e divertida. Uma parceria que gerou os momentos mais favoritos para mim no livro, sem duvida.

- O tapete de Camille- protestou Magnus.
- É sangue- disse Will. - Ela vai adorar.

Outro ponto chave, é o triangulo amoroso que segue firme e forte, mas agora de uma forma mais intensa e apaixonante. No primeiro livro o triangulo estava lá, mas era bem claro que Tessa estava apaixonada pelo Will. Mas como ele fez o favor de quebrar o coração dela, ela se apoiou em Jem e encontrou carinho e afeto. Digo, meu coração já é do Will. Mas Jem conseguiu me cativar de uma forma tão linda nesse livro, que consigo entender a dúvida de Tessa. Jem e Will são tão opostos um do outro. Um é a calmaria e o outro é a tempestade. Quando pensamos que ela finalmente se decidiu, algo acontece e acaba deixando Tessie completamente perdida com os seus sentimentos em relação aos dois caçadores.

Amava Jem, como amava Will - como não podia deixar de amar a todos eles -, e pensar em perdê-los estilhaçava seu coração. 


O que mais amei foi o desenvolvimento de cada personagem coadjuvante. Nesse livro, conhecemos mais os Lightwood. Eles ganharam mais destaque e conforme a história vai se passando, descobrimos os segredos da família. E, por incrível que pareça, acabei me cativando por um dos Lightwood, que tem um papel chave no desenvolver da história.
Temos Sophie também, se no primeiro livro você já se encantou com a força dessa personagem, nesse você vai amar! Eu amei as partes dela, me vi torcendo e vibrando por suas conquistas e acima de tudo, que romance mais fofo que a Cassandra criou entre ela e um dos personagens... com certeza você vai torcer por ela. Jessamine continua firme forte, ainda não consegue aceitar ser uma caçadora e vocês podem ter certeza, ela apronta horrores nesse livro. Charlotte e Henry são meus amorzinhos. Eles vivem um drama no casamento e é impossível não torcer para que eles se entendam... E eles têm uma cena em especial que marcou tanto o meu coração! <3

Charlotte olhou para o marido [...]
- Aquele era Will? - observou afinal.
Henry arqueou uma sobrancelha ruiva.
- Talvez tenha sido sequestrado por um autômato - sugeriu. - Parece possível...
Pela primeira vez, Charlotte não fez nada além de concordar.

Não tem como negar, o livro é maravilhoso, ainda mais com os detalhes impecáveis narrados pela Cassie, dessa Londres vitoriana com esse toque de magia!
Se você não leu ainda o "Príncipe Mecânico", corre e vai ler! Tipo, agora! (Vai, vai, vai! *---*)
Até o momento, achei o segundo melhor que o primeiro, com certeza é o meu favorita até agora.
Tia Cassie sempre acerta nos momentos finais e "Príncipe Mecânico" não ficou para trás... Com traições surpreendentes e aliados inimagináveis, esse segundo livro da trilogia vai te deixar mais encantado pelos Caçadores de Sombras e o seu mundo.
O final foi tão surpreendente, que estou aqui louca para ler e tirar esse com gostinho de quero mais que eu fiquei! Mal posso esperar pra concluir o último livro dessa trilogia...


Nenhum comentário

Postar um comentário