Resenha: "Casório?!", Mariah Keyes


Casório?!

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Título Original: Lucy Sullivan is Getting Married
Gênero: Chick-lit
Páginas: 644
Ano: 2012
Sinopse: Lucy Sullivan vai se casar. Essa moça de 26 anos, que divide o apartamento com as amigas, não tem dúvidas de que, dentro de poucos meses, estará entrando na igreja durante uma linda cerimônia. Só falta um pequeno detalhe: o noivo! Mas Lucy, que nem ao menos tem um namorado e nunca foi muito bem-sucedida no amor, confia piamente nas previsões de sua cartomante e iniciará uma busca incessante (e hilariante) por um bom partido: ele só precisa ser bonito, inteligente e não lembrar em nada o seu pai. A escritora Marian Keyes - após os imensos sucessos Melancia, Férias! e Sushi - está de volta com Casório?! , um romance contagiante e engraçadíssimo.



Lucy Sullivan é uma mulher de 26 anos, muito bonita, porém com a autoestima completamente baixa. Lucy é o tipo de mulher que só se envolve com  caras bad boys que não estão tão afim dela e vive relacionamentos onde só ela se apaixona perdidamente. Consequentemente, ela tem tendências depressivas. E também é o tipo de mulher que ama assistir um filminho e tomar um bom vinho com suas amigas de apartamento, Charlotte e Karen. (Quem nunca?!)
Um dia, logo quando Lucy chega no trabalho, suas colegas Meredia, Megan e Heith decidem ir a uma cartomante que Meredia indicou, pois ficou sabendo que a tal taróloga era a melhor da cidade. A contragosto, Lucy aceita e acaba indo.

Entretanto, chegando no local onde a taróloga - conhecida como sra. Nolan - não tinha nada de taróloga, nada de turbantes ou bola de cristal, somente cartas. Sra. Nolan prevê que Lucy irá se casar em breve, o que Lucy acha engraçado e não cria expectativas, qual é?! Ela nem namorado tem, pensa um marido? Lucy sai da casa da taróloga completamente desacreditada e chateada por ter gastado dinheiro a toa.
O mais hilário de tudo é que as previsões feitas as suas colegas de trabalho começam a se cumprir em pouco tempo e Lucy fica chocada e ao mesmo tempo começa a criar expectativas de que o homem de sua vida está chegando. Assim, Meredia e Megan totalmente confiantes que o casamento de Lucy vai acontecer, começam a espalhar a notícia. Porém, não sabiam que essa mentirinha tomaria uma proporção imensa! Lucy começa a receber mensagens de todo mundo, parabenizando sobre o casamento e fica absurdamente irritada. Sem muita opção do que fazer, acaba fugindo para sua casa, afim de se esconder para evitar passar mais vergonha. Porém, é aniversário do seu melhor amigo, Daniel e ele não deixa ela de jeito nenhum cancelar o jantar de aniversário que eles fazem todo ano.

Desci mais um dos degraus da infelicidade. Por que será que eu não conseguia despencar logo pela escada abaixo de uma vez, para acabar com a agonia? Eu compreendia muito bem a sabedoria de arrancar o curativo de uma ferida com um puxão rápido e elaborado, que enchia os olhos de lágrimas, mas doía tudo de uma vez só. Quando se tratava de assuntos sentimentais, porém, gostava de remover camada por camada, em dolorosa lentidão.
Falando de Daniel... Ele é o melhor amigo da Lucy, se conhecem desde pequenos e vivem grudados! Não, ele não é gay... Pelo contrario, ele é o maior garanhão, lindo, charmoso, sempre disposto a te ouvir e aconselhar e acima de tudo, tem uma lábia que encanta qualquer uma! Além é claro de arranca suspiros por onde passa, inclusive de Karen e Charlotte, as amigas de apartamento de Lucy. Todas louquinhas para agarrar o Daniel. Apesar desse perfil maravilhoso **suspiros** e de Daniel fazer sucesso por onde passa, Lucy o vê apenas como amigo. 

Subitamente me senti atingida novamente pela velha impressão de que a vida era uma festa para a qual eu não havia sido convidada.

Tudo muda na noite em que Lucy e Daniel acabam indo a uma festa (depois do jantar) e conhece o misterioso sexy e completamente rustico Gus. Após uma cerveja e uma conversa estranha e ao mesmo tempo encantadora, Lucy acaba se encantando por Gus. Nasce então uma paixão profunda entre eles, porém o relacionamento entre eles é um tanto, digamos, peculiar. 
Lucy se vê animada e apaixonada... Certa que, enfim, achou o homem de sua vida. Mas, Lucy não faz ideia do que realmente vem por aí... 

Era a minha culpa que eu quisesse um namorado tipo ‘metamorfose ambulante’, um homem que fosse várias coisas conflitantes ao mesmo tempo?

O livro é narrado em terceira pessoa e a escrita da Marian Keyes é daquelas que te envolve do começo ao fim! Super fácil de acompanhar, com uma história super engraçada, você acaba viajando e se envolve com os personagens e com cada momento no decorrer de cada acontecimento da história. Tenho que ser sincera, eu já li esse livro umas 6 vezes ( haha) e é sem dúvida o meu livro favorito da Marian e a propósito, foi o primeiro livro que li da autora, acho que vem daí tanto amor.
Lucy é uma querida pra mim, já mora no meu coração! <3 Ela é tão real...  E vemos isso no decorrer da história, seus altos e baixos, erros e acertos, perdas e vitórias. Lucy é tão forte e vive algumas situações difíceis no decorrer da história, que é bem visível depois o amadurecimento emocional dela. 


Vocês sabem que cada livro a Marian aborda temas sérios em seus livros (um dos motivos de amar essa mulher!) e o assunto que ela aborda em "Casório?!" é alcoolismo. Marian retrata com uma veracidade absurda, que me fez viver cada momento e me emocionar com cada detalhe. 

O que mais gosto nesse livro da Marian, são os personagens. Cada um tem um pouco de espaço, cada um passa a sua emoção, sua história e seus dramas. Mesmo sendo narrado por Lucy, conseguimos ver a essência de cada personagem e a história de todos eles se envolvendo e se tornando uma. Tenho certeza que vocês irão amar a inocência da Charlotte, se irritar com a arrogância da Karen, se encantar com o Daniel, rir com o Gus, apoiar a Megan e ficar curiosa para descobrir o real nome de Meredia (e isso é nome minha, gente?!) e se entregar e se envolver completamente com os dramas da Lucy! Enfim, eu queria colocar eles (nem todos, claro) dentro do meu bolso e roubar eles pra mim! (Principalmente o Daniel! Oh, Daniel... <3)

- Você está mesmo, de verdade, apaixonado por mim?
- Sim, Lucy.
- Não, estou falando apaixonado a sério?
- Sim, a sério.

Tenho que admitir, o final é bem clichê, porém é aquele final que mesmo sendo completamente previsível, não tira nem um pingo de vontade de terminar a leitura, pelo contrário, nos deixa na torcida, cheia expectativa e louca para saber se o que realmente imaginamos que vai acontecer, acontece! E claro, a narrativa envolvente, cheia de bom humor e um romance engraçado e encantador nos prende do começo ao fim, impossível não se apaixonar!
Para quem gosta de se divertir enquanto ler e se encantar com um bom romance, Marian Keyes nos traz um livro delicioso e apaixonante!




Nenhum comentário

Postar um comentário