Resenha: "P.S Ainda Amo Você", Jenny Han


P.S.: Ainda Amo Você

Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca
Título Original: P.S I Still Love You
Gênero: Infantojuvenil / Literatura Estrangeira
Páginas: 304
Ano: 2016
Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.

Após o final do livro Para Todos Garotos que Já Amei, Lara Jean precisa reconquistar o coração de Peter e tenta de todas as formas possíveis. Quando Lara Jean e Peter finalmente se acertam, eles começam - enfim -, um relacionamento de verdade. Tudo parece normal, porém fatos  passadas e algumas escolhas vão complicar a relação entre os dois. O que anda angustiando Lara Jean ultimamente, é o fato de Peter não se afastar da ex-namorada, Genevieve. Em todo tempo, ela os vê se encontrando, sempre tão próximos, que LJ se vê totalmente insegura em relação ao seu relacionamento com Peter. E, pra piorar tudo, o terrível incidente - que ocorreu no livro anterior - que envolveu um momento íntimo da sua vida com Peter, continua lhe atormentando e causando situações completamente constrangedoras no colégio e, Lara Jean tem absoluta certeza que foi causado por Gen. Disposta a descobrir e mostrar a Peter que Genevieve é a real culpada, ela percebe que Peter permanece defendendo Gen. LJ se vê em duvida com a sua posição na vida de Peter e quer entender o motivo de ele ainda permanecer tão próximo de Gen, porém, cada vez que os vê juntos têm medo de descobrir o motivo.
Mesmo entre altos e baixos na relação, Peter e Lara Jean entram em um novo acordo, dessa vez, ambos prometem um para o outro que nunca irão partir o coração um do outro.

"- Você está planejando partir meu coração, Covey? - Não. E tenho certeza de que você não está planejando partir o meu. Ninguém nunca planeja. - Então coloque isso no contrato. Peter e Lara Jean prometem não partir o coração um do outro."

Porém, algo acontece que surpreende totalmente Lara Jean, outro dos garotos que ela escreveu uma carta de amor responde a sua carta. E, eles começam a trocar cartas, uma atrás da outra. John chega aos poucos e, durante alguns capítulos, ele consegue deixar a LJ (e eu, por sinal) totalmente confusa. Ele estudava com a Lara Jean, mas teve que mudar de cidade. E, pra deixar as coisas mais enroladas ainda, ele é um dos melhores amigos de Peter e, também foi uma das primeiras paixonites de Lara Jean. Mesmo seu relacionamento indo bem com Peter, sim, eles permanecem bem, Peter é um fofo, atencioso e está sempre presente - tirando os momentos que ele corre para  atender a Gen. E John, é incrivelmente amável, inteligente e absurdamente intenso. Lara Jean está absolutamente perdida em relação aos seus sentimentos e o triângulo amoroso acontece de uma forma deliciosa deixando a cada virada de página a duvida de quem terá o coração de Lara Jean. 
"Às vezes, gosto tanto de você que não consigo suportar. É um sentimento que vai crescendo e crescendo dentro de mim, e parece que vou explodir. Gosto tanto de você que não sei o que fazer a respeito."


Além dos dramas amorosos de Lara Jean, ela precisa se dedicar ao seu currículo para futuramente poder entrar numa boa faculdade. Então, LJ decide entrar como voluntaria num asilo onde sua irmã se voluntariou antes de entrar na faculdade. E, nesse lar,  LJ conhece uma senhora chamada Stormy, que é uma mulher que viveu e vive intensamente a vida, curtindo cada momento, cada piscar de olhos. Completamente opostas, Stormy e Lara Jean acabam se tornando grandes amigas, cada uma vendo a vida de formar diferente, porém, Stormy com sua experiência de vida tão imensa, compartilha conselhos e momentos com LJ maravilhosos, deixando o ar da história mais interessante ainda.




"- Se apaixone por Peter se quiser, mas tome cuidado com seu coração. As coisas parecem que vão durar para sempre, mas não vão. O amor pode sumir, ou as pessoas, mesmo sem querer. Nada é garantido."

O livro é narrado em primeira pessoa e como o livro anterior, a escrita de Han é bem leve e fácil de se acompanhar, bem adolescente e divertido. 

Eu comecei o livro com uma saudade desses personagens que devorei o livro num final de semana. E, como vi várias resenhas dizendo que preferiram o primeiro livro, eu me surpreendi fazendo parte das pessoas que preferiram o segundo... Vou explicar o motivo. No primeiro livro, Lara Jean tinha 16 anos e agia como uma garota de 13, super infantil, porém uma fofa, haha. Não me entendam mal, eu acho a LJ um amorzinho, e amei o primeiro livro, e me vi muita na Lara Jean, parecia totalmente eu com uns 13 anos... Tá vendo, por isso, ela tem 16 e como já disse, age como uma garota de 13... mas em  P.S Ainda Amo Você, dá pra perceber muito o amadurecimento da personagem. Seus pensamentos, suas decisões, seus atos, estão bem diferentes da Lara Jean do primeiro livro. Também não estou dizendo que ela não faz (desculpe pela palavra chula) "cagada", porque ela faz e muita. Mas, seus atos são mais maduros, de certa forma.


"Eu sei agora que eu não quero amar e ser amada em pequenas medidas. Eu quero tudo, e para ter tudo você tem que arriscar tudo."

A tacada do triângulo amoroso foi super bem recebida pra mim. Não ficou aquela coisa chata e irritante, mas sim uma coisa espontânea. Apenas um resultado das cartas enviadas. Conforme eu ia lendo, eu sentia a mesma dúvida que Lara Jean estava sentindo. É completamente compreensível, já que John e Peter são completamente apaixonantes... Porém, é bem visível que Lara Jean e Peter se amam, que eles funcionam super bem juntos, mas existem situações que - como em todos os relacionamentos - acontecem e eles têm que resolver juntos. Não é uma tarefa fácil, mas através do sentimento que um sente pelo outro, eles irão encontrar um jeito de solucionar o problema... Eles são tão fofos, são aquele tipo de casal que te deixa com vontade de ter um relacionamento igual ~~ suspiros ~~
E o John?! É um garoto radiante e absurdamente fofo... Jenny Han, você é má, qual a necessidade de personagens tão apaixonantes?! 
 Se preparem, pois em vários momentos a autora vai mexer com o seu psicológico. Pelo menos, foi assim comigo. Abalou geral, haha.

"Tem uma palavra coreana que minha avó me ensinou. Jung. É a ligação entre duas pessoas que não pode ser rompida, mesmo quando o amor vira ódio.Você ainda alimenta sentimentos antigos por aquela pessoa; sempre vai sentir carinho por ela."

Um fato interessante do livro, é que conhecemos mais ainda alguns personagens, principalmente a Genevieve. Sim, ela é um pé no saco (desculpe de novo pela palavra), mas nesse livro conhecemos mais a amizade das duas ( Lara Jean e Gen) e entendemos o motivo de tanto ódio no coração de Gen. Fiquem calmos, vocês não vão cair de amores por ela.  Eu não me cativei pela Gen, mas fiquei bem surpreendida e um pouquinho tocada, mas nada que façam mudar sua opinião dela (ela é realmente um pé no saco), mas vocês vão ver. Além dela, conhecemos personagens novos como a Stormy (que já citei) e o John e conhecemos ainda mais personagens antigos, como a Kitty (irmã mais nova da LJ), que é um amorzinho, e é de longe, a minha personagem preferida, mesmo sendo tão novinha, ela é tão inteligente, dona das melhores ideias, os seus diálogos são os melhores - como pode ser tão fofa?!  Também temos o pai da Lara, a vizinha da família Song que é super fofa e, a amiga maluquinha da LJ, Chris. Margot aparece, mas não tanto assim e Josh também não é tão citado nesse livro, infelizmente. Mas mesmo assim, Jenny Han desenvolveu personagens bem construídos, alguns cativantes e outros divertidos, deixando a história com um toque a mais.

"Você pode quebrar meu coração. Faça o que quiser com ele."Eu coloco minha mão em seu peito, sobre seu coração. Eu posso sentir bater. Eu deixo minha mãocair. Seu coração é meu, só meu. Eu acredito agora. Meu para proteger e cuidar, meu para quebrar.Portanto, muito do amor é acaso. Há algo assustador e maravilhoso sobre isso.

Mesmo que algumas pessoas não tenham gostado, P.S Ainda Amo Você foi um livro necessário. Amei cada momento, cada duvida e descoberta da Lara Jean, seu amadurecimento e principalmente suas escolhas. O nome do livro diz tudo: é dar novas chances ao amor, é persistir quando ainda se ama. Uma delicinha de livro. Não vejo a hora de ler o terceiro e último livro da série, que tem previsão para abril de 2017.






Nenhum comentário

Postar um comentário