Resenha: Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática


Confissões de Uma Garota Excluída, Mal - Amada e (Um Pouco) Dramática

Autora: Talita Rebouças
Editora: Arqueiro
Gênero: Literatura Brasileira
Páginas: 272
Ano: 2016
Sinopse: Tetê acaba de se mudar com a família toda para Copacabana, no Rio de Janeiro, para a casa dos avós. O lindo e espaçoso apartamento da Barra da Tijuca em que morava teve que ser vendido, pois com a crise o pai foi demitido, e o resultado é que a vida dela virou de cabeça para baixo. Além de perder a privacidade, tendo que dividir o espaço com cinco parentes malucos que brigam o tempo todo, ela perdeu todas as suas referências. A única coisa que a deixa feliz é cozinhar. E, claro, comer as delícias que faz.
O lado bom foi se livrar do antigo colégio, no qual sofria bullying por causa de seu jeito peculiar. Sem contar sua desilusão amorosa... O problema é que ela está apavorada, porque agora tudo será novo e estranho, com o ensino médio, com a nova escola, e sem conhecer ninguém. E morre de medo de ser excluída ou de sofrer bullying novamente. Ela está bem mal, para dizer a verdade. Ou talvez seja um pouco de drama, porque já no primeiro dia as coisas parecem ser um pouco diferentes... Pelo jeito, tudo vai mudar, e para melhor.

Tetê - apelido para Teanira -, é uma garota de 15 anos que ama cozinhar e comer as suas próprias guloseimas. Se sente totalmente excluída, rejeitada e mal-amada, justamente pelo fato de não estar dentro dos padrões de beleza desejados pela sociedade. Por isso, Tetê sofre com o bullying na sua atual escola, vivendo situações constrangedoras e humilhantes.  

Adolescentes cruéis são cruéis em qualquer lugar. 

Porém, Tetê e sua família acabam se mudando para a casa dos seus avós em Copacabana, pois seu pai perdeu o emprego e não tem mais condições de manter a família. Sendo assim, Tetê tem a oportunidade de se livrar do bullying que vivia na antiga escola e, pra deixar as coisas melhores ainda, ela poderá mudar a sua vida. 
Após ser obrigada por sua mãe a passar com um psiquiatra, já que sua mãe vive dizendo que ela é estranha, quieta e que não se arruma, Tetê se vê em seu primeiro dia de aula. O medo esta lá, porém, de uma forma diferente. Agora, ela tem a oportunidade de um recomeço, dar um novo rumo a sua vida e, até quem sabe, fazer amigos. E é o que acontece. Ela conhece David e Zeca. David, o amigo nerd e companheiro, Zeca, o amigo gay, sincero, divertido e uma especie de fada-madrinha! 

O fato é que agora eu tinha dois amigos. Que me deram seus números de celular para a gente se falar! Quer coisa melhor que isso? Iss se chama felicidade! Felicidade total! Felicidade geral! Eu ri e eles riram comigo.

Nessa nova escola, ela se depara com o novo, logo de cara, ela já encontra um crush de arrancar suspiros, Erick, o garoto mais gato, fofo, inteligente e carismático da escola, mas infelizmente ele já tem dona, a megera Valentina, que logo percebe que Tetê está de olho no seu boy e começa a mostrar as suas manguinhas. Agora, para não sofrer novamente o bullying que vivia na antiga escola, Tetê faz de tudo para evitar se cruzar com Valentina e arranjar encrencas indesejadas, mas, qual é, ela só tem 15 anos! É claro que ela vai viver muitas emoções, contar muitos babados, se envolver em encrencas, dar muitos beijos (mais é claro!) e muitas, muitas confusões! Totalmente normal, haha.

Dizem que a adolescência é a época das paixões impossíveis. Eu não estava apaixonada, claro que não. Ou estava? Não! Não estava! Mas como me fazia bem pensar no Erick.

Esse foi o primeiro livro que li da Talita e tenho que confessar que de inicio estranhei bastante. Achei a autora absurdamente exagerada, totalmente infantil com seus benhêsss e suas exclamações exageradas. Sei que o livro é para leitores adolescente, mas tive a impressão enquanto lia, que ela estava gritando o tempo todo. Sei que é a marca dela, esse exagero que a personagem se expressa, porém achei forçado demais. Agora, tirando os exageros de se expressar da personagem, que tive que ir me acostumando a cada virada de página, a escrita da autora é ótima, fácil de entender e bem rápida. A história é envolvente e mesmo abordando um assunto sério, como o bullying, a autora conseguiu trazer um pouco de humor e até mesmo leveza para a história. Tetê, que sempre se sentiu excluída e mal-amada e por causa disso vivia desanimada e abatida, se deparou com uma escola onde encontrou amigos, a alto-estima veio junto, consequentemente, a esperança apareceu e até amores para adoçar a sua vida, além dos seus docinhos, é claro.

Eu sorria por fora, meu peito sorria por dentro e a certeza de que eu nunca tinha sido tão feliz estava impressa no meu rosto. A vida vem em ondas mesmo, já disse Vinicius.
Tetê aos poucos vai mudando fisicamente e esteticamente, o que muita gente pode torcer o nariz, já que fica parecendo que você precisa mudar para ser aceita. Porém, eu não enxerguei desse jeito. Teanira nunca acreditou em si mesma, a sociedade sempre apontou o dedo para os seus defeitos, o que a fez se esconder. Porém, quando a confiança vem - e ela nunca vem sozinha, pois precisamos de apoio, dos amigos, da família - ai sim, conseguimos nos libertar. A história é meia clichê, mas mesmo assim, é aquele tipo de narrativa que mesmo sendo uma coisa obvia, algo te surpreende. 

A gente costuma por a culpa das coisas nos outros e em geral espera que os outros mudem, que o mundo mude, mas a verdade que eu descobri é que nada muda. Mas se a gente der um passo, um passinho que seja em direção a fazer algo diferente pela gente mesma e modificar quem a gente é, plim! A mágica acontece e tudo muda ao nosso redor! Até as pessoas mudam! Na verdade, eu acho que o que muda é nosso jeito de ver tudo.

O romance abordado foi bem construído, me lembrou bastante a minha adolescência e me deixou com uma sensação nostálgica. As paixonites, o primeiro beijo, a primeira desilusão amorosa, as primeiras briguinhas, as disputas das meninas para ver com quem vai ficar o boy, todos os rolos e conflitos que só o ensino médio nos faz viver. E, Talita nos leva de volta para esse mundinho, com seus conflitos, dúvidas, amores e novas descobertas. Uma delicinha. Tem algumas coisas exageradas e forcadas? Sim, mas nada que te faça desistir da leitura. Além dos dramas adolescentes, um ponto interessante do livro são as receitas que a Tetê faz. Amei que a cada capitulo tinha uma receita (até anotei algumas! haha), deu um toque a mais, super criativo!  

Eu tenho amigos!Continuo tendo amigos!!!Não é incrivel eu poder falar isso? Isso merece mil pontos de exclamação! E não me importo de ficar repetitiva. Eu tenho amigos. Eu tenho amigos. Eu tenho amigos. 

Como disse anteriormente, comecei estranhando a escrita e narrativa da Talita, mas aos poucos fui me acostumando e gostando do rumo que ela levou para a personagem. Um livro que te faz ficar totalmente nostálgico, te faz sorrir e pensar. Mostra também a importância de um ombro amigo, que pode fazer a total diferença. Um ótima escolha para presentear os novinhos na casa dos 15 ou para você que curti um livro adolescente, com certeza vai gostar!



P.S: leitores queridos, desculpe pela ausência no blog, meu notebook quebrou :( E eu odeio fazer post pelo celular, sempre fica péssimo. Estou usando o da minha irmã e vou tentar trazer mais resenhas pra vocês! Tenho tanto livro bom pra indicar <3
Só digo uma coisa: vem coisa boa por aí! Aguardem ;D
Um super beijo, 
Ana Gomes xx

Nenhum comentário

Postar um comentário