Resenha: "A Mulher que Roubou a Minha Vida", Marian Keyes


A mulher que roubou a minha vida

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Título Original: The Woman Who Stole my Life
Gênero: Chick-lit / Romance
Páginas: 476
Ano: 2015
Sinopse: Um dia, andando de carro em meio ao tráfego pesado de Dublin, Stella Sweeney, mãe e esposa dedicada, resolve fazer uma boa ação. O acidente de carro que resulta disso muda sua vida. Porque ela conhece um homem que lhe pede o número do seu celular para o seguro, plantando a semente de algo que levará Stella muitos quilômetros para longe de sua antiga rotina, transformando-a em uma superestrela e também, nesse processo, virando a sua vida e a de sua família de cabeça para baixo. Em seu novo e divertido romance, Marian Keyes narra a história de uma mudança de vida. É tudo muito bom quando se passa de um cotidiano banal para dias cheios de eventos glamorosos — mas, quando essa vida de sonhos é ameaçada, pode-se (ou deve-se) voltar a ser a pessoa que se costumava ser?

Stella Sweeney,  após sofrer do nada uma paralisia e ficar sem mexer o corpo todo por meses presa  a  uma cama, se comunicando com médicos, enfermeiros e família a base de piscadelas, acaba publicando um livro e se tornando um sucesso pelo mundo todo. Consequentemente, sua vida simples de esteticista, se torna luxuosa  e badalada. Porém, esses fatos são relatados no decorrer da história, já que o livro começa pelos dias atuais de Stella, que não está nada boa. Separada, sem inspiração para escrever um segundo livro que tem que ficar pronto em alguns dias;  uma editora que não para de atormentá-la dizendo que quer um grande sucesso em suas mãos; abalada psicologicamente, não para de comer biscoitos recheados, se sente absurdamente acima do peso; vive em pé de guerra com o filho mais novo, Jeffrey, a filha, Betsy, está amigada com um cara mais velho e além disso tudo, Stella não consegue esquecer um amor que a abalou profundamente.

Às vezes você consegue o que deseja e às vezes você consegue o que precisa e, às vezes, você consegue o que você consegue.

Seu maior problema no momento é Ryan, seu ex marido, um artista, que com anos e anos de trabalho conseguiu uma vida boa através de seu dom de fazer banheiros exatamente do jeito que seus clientes desejam. Porém, agora Ryan afirma que o carma irá ajudá-lo a ficar famoso. Com isso ele cria um blog, anunciando seu projeto carma, doando e leiloando tudo que tem, achando que a sua boa ação irá lhe trazer de volta coisas boas, mas como ele sempre culpou Stella por roubar a sua vida, sua fama, ficando doente escrevendo um livro e ficando famosa, já que ele que era o artista, Ryan fala que ela deve a fama a ele, por isso, acaba indo atrás de Stella, pedindo que com sua influência - que não anda nada boa - com a mídia, ele consiga publicidade com seu projeto maluco - colocando Stella no meio dessa loucura.

Ryan saiu e eu me senti deprimida - A boa e simples depressão à moda antiga. Nada a ver com o medo de ir para o inferno. Apenas deprimida.
Ryan não era capaz de enfrentar aquilo, e eu não o culpava. Tudo estaria bem no final, disse a mim mesma. Mas era difícil ir em frente enquanto isso tudo acontecia.

O livro é dividido em três partes: a situação atual de Stella, seu passado durante a doença e depois as coisas que viveu no auge da fama e trechos do seu livro "Uma piscada de cada vez". Além de outros pontos de vista - que se eu falar vai ter spoilers. Conforme ela narra sua vida com a doença, vemos seus dramas diários no hospital, seu problema de se comunicar com as pessoas, até ela ser apresentada ao seu neurologista, doutor Taylor Mannix, que descobre um jeito de se comunicar com ela, através de piscadas. O distanciamento do marido, a dificuldade de se relacionar com ele e com seus filhos, só piora seu estado mental, vivendo em guerra com seu psicológico, a agonia de viver deitada, sempre precisando da ajuda de outra pessoa para fazer as coisas, os minutos aterrorizantes até alguma enfermeira notar que ela precisava ser trocada de posição, pois mesmo sem sentir, seu corpo doía. Aos poucos, com a ajuda do doutor Mannix, a esperança de vencer a doença vem e dia após dia o doutor a ajuda e com isso eles criam um laço de amizade, que a faz ter fé que um dia - não muito distante - ela conseguirá sair dessa.

- Rá! - Ele deu uma gargalhada. - Mexa o joelho um pouco mais. Por favor, tente!
Mais um vez o músculo vibrou. Foi uma sensação muito esquisita [...]  - Agora eu acredito em você - sentenciou Mannix. - É real! Está acontecendo! Você está ficando melhor.
- Você me disse que eu iria ficar.
- Mas eu não imaginava . Não tão depressa. Se bem que... - seu tom era uma mistura de admiração e irritação - ... se tratando de você, eu deveria ter acreditado.


 O amor acontece em meio a birras e sarcasmos e aos poucos, conforme eles vão se envolvendo, se conhecendo e se ajudando, o amor vai crescendo e mostrando que tem tudo para dar certo. Entretanto, tudo muda quando seu livro é publicado. Seu estilo de vida simples na Irlanda muda para a vida badalada de Nova York, as mordomias, a casa bem estruturada, o dinheiro, a fama, as amizades, os interesses, as traições, tudo muda... mas, da mesma forma que as coisas boas acontecem, as ruins também. Stella percebe que o mundo da fama é uma caixinha de surpresas e quando ela chegou lá no topo, a queda foi imensa.

Quando você se alista, tem de virar soldado”. Ela estava querendo dizer que quando você se “alista” para a grande aventura que é viver, tem que aceitar tudo, as coisas boas e as más; não existe cláusula alguma do tipo “pular fora” nos momentos de dor. Todo mundo sofre.

O livro é narrado em primeira pessoa e a escrita de Marian é bem inteligente, criativa e envolvente como todos os seus livros. Achei esse livro bem diferente dos livros anteriores da autora, seu forte, que é o humor, não apareceu muito nessa obra, o que foi uma surpresa, porém positiva. O assunto abordado foi bem desenvolvido. A doença, os problemas diários da personagem que não consegue fazer nada sem a ajuda de alguém, o companheirismo, o amor e a falta de amor da família em momentos difíceis, o carma e um novo amor, que surge através da dificuldade.  Marian criou personagens reais, com problemas reais, um romance fofo, que te cativa aos poucos e te faz ficar apaixonada no final. E a sacada maravilhosa de ter o momento atual e flash back da personagem e também trechos do livro de Stella, só nos deixa mais curiosos e ansiosos para saber como tudo se encaixa e como tudo irá acabar na vida de Stella. Além de muitos mistérios de personagens coadjuvantes que se ligam com a história de Stella, se encaixando e revelando fatos surpreendentes.

- Sinto muito - digo, sem conseguir me controlar. - Eu não estava raciocinando direito. Mas estou agora. Eu amo você.
Ele me puxou para dentro da casa.
- E eu também amo você.

Mesmo sendo fã da Marian, esse não foi meu livro favorito dela, não que eu não tenha gostado, eu amei. O livro foi bem escrito, bem detalhado com uma mensagem linda. Porém, senti falta do toque tão característico da autora, que é o seu talento fantástico de nos fazer rir. Mas, como ela é maravilhosa em tudo que faz, a essência da Marian está em cada virada de página, seu dom de nos envolver em diálogo bem construidos permanece firme e forte e ela nos mostra um lado diferente de seus livros anteriores. Para quem é fã, é essencial ler e quem nunca leu Marian, com certeza vai gostar.



Nenhum comentário

Postar um comentário