Resenha: "Desafio", C.J Redwine


Desafio

Autora: C.J Redwine
Editora: Novo Conceito
Título Original: Defiance
Gênero: Ficção Fantástica, Romance, Literatura Estrangeira, Distopia

Páginas: 368
Ano: 2014
Sinopse: No interior das muralhas de Baalboden, à sombra do brutal Comandante da cidade, Rachel Adams
guarda um segredo. Enquanto as outras garotas fazem vestidos e obedecem a seus Protetores, Rachel é capaz de sobreviver nas florestas e de manejar uma espada com destreza. Quando seu pai, Jared, é declarado morto em uma missão, o Comandante designa para Rachel um novo Protetor: Logan, o aprendiz de seu pai, o mesmo rapaz a quem Rachel declarou o seu amor há dois anos, e o mesmo que a rejeitou. Com nada além da forte convicção de que seu pai está vivo, Rachel decide fugir e encontrá-lo por conta própria. Mas uma traição contra o Comandante tem um preço alto, e o destino que a aguarda nas Terras Ermas pode destruí-la.

Rachel é uma garota de 17 anos, que mora com seu pai, Jared -  que é um rastreador e mensageiro -, e ele está em um missão às Terras Ermas, uma floresta perigosa, onde habita o Maldito - uma besta que cospe fogo que mora em túneis criado por ele mesmo pelas Terras Ermas, que pode aparecer em qualquer momento para causar a destruição. Entretanto, o pai de Rachel, sai em uma dessas missões para as Terras Ermas e acaba não voltando. Com o desaparecimento de Jared, Rachel acaba ficando sem um guardião e as leis da cidade de Baalboden exigem que Rachel terá que ter um novo Protetor até a cerimônia da Toma - onde as garotas de 17 anos são levadas à praça principal e são escolhidas pelos homens, para serem suas esposas. Rachel acredita que seu Protetor será Oliver - melhor amigo de seu pai e o considera como avô -, porém, inesperadamente, o líder de Baalboden escolhe Logan - o aprendiz de seu pai e também a pessoa que anos atrás rejeitou seu amor. 

E nunca a vi chorar antes. Nem quando era uma garotinha treinando com armas de homens grandes, machucando-se com bastante frequência. Nem quando começou a florescer na adolescência, olhando para mim na varanda dos fundos de sua casa e abrindo seu coração para mim. E, logo em seguida, rejeitei seus sentimentos

Sem ter outra opção, Rachel começar a viver sobre proteção de Logan, que é um grande inventor. De início, um clima estranho, porém um sentimento em comum os uni: a certeza de que Jared está vivo. Então ambos criam um desejo de ir a busca dele através das Terras Ermas. Com o grande talento de inventar aparelhos, ele cria um bracelete que impede a  leitura das marcações - todos da cidade possuem o seu Indentidisc, uma marcação que possibilita a localização de todos. O que será de grande ajuda para conseguirem encontrar Jared sem que o líder consiga localizá-los, já que se infiltrar nas Terras Ermas sem a permissão do líder é ilegal.
Rachel não é uma garota igual as garotas de Baalboden, ao invés de fazer vestidos, cozinhar e fazer coisas do lar, seu pai a criou para ser uma guerreira. Sabe ler, escrever, lutar e manejar uma espada. Ela é independente e acredita que não precisa de homens para tomar as suas decisões e muito menos viver em submissão.
 Já Logan, é um garoto órfão, que viu sua própria mãe morrer -  o que lhe causa muita dor ainda -, ele acabou vivendo sobre a proteção de Jared, que se tornou seu pai, que o fez seu aprendiz.
 Rachel, com seu jeito meio impulsivo acaba se tornando um grande problema e expondo ela aos olhos do Líder da cidade, o que não resulta em coisas boas. Com Logan ao seu lado, ela acaba embarcando em um mistério que mudará, não só o destino de ambos, mas de toda cidade de Baalboden.

Não sou mais uma filha.
Não sou mais uma neta.
Não sou mais uma garota com sonhos. Nem com esperanças.
Sou uma arma, agora.

O livro é narrado em primeira pessoa e é divido em dois pontos de vista, o da Rachel e o de Logan. Redwine tem uma escrita fácil de entender e uma narrativa envolvente. Esse livro eu comprei em 2014, na bienal, li ano passado e reli esse ano. Fiquei apaixonada. Foi um livro que me surpreendeu bastante. É uma distopia moderna, com fantasia no ponto certo. Tudo com uma dosagem perfeita. Mesmo sendo uma distopia moderna, vemos que a autora abordou o tema das mulheres submissas aos seus maridos, onde uma mulher não pode andar sozinha sem seu protetor e não têm a opção de escolher seu amor, já que são tomadas aos 17 anos por rapazes desconhecidos. Mas ai, surge a Rachel uma personagem que não segue esse protocolo. Uma personagem bem cativante, inteligente e com uma mentalidade bem adulta para sua idade. Temos também Logan, um personagem apaixonante. Gostei de poder ver o lado dele também, ele é um personagem forte, que te apaixonada logo nas primeiras linhas. Adorei as partes dele do livro em que ele pensa as vantagens e as desvantagens de cada acontecimento e atitude tomada e, vendo as melhores e piores hipóteses, em certos casos, chegou até ser divertido e dei algumas risadas.

O amor que me consome agora é feroz e absoluto – forjado em uma bigorna de dor e perdas, e unido pela força que compartilhamos.

O romance dos personagens foi muito bem desenvolvido. Se iniciou com a rejeição e podemos ver de ambas as partes como foi para cada um. Depois, por ironia do destino ou não, eles se reencontram e aquela ferida do passado retorna, mas agora ambos estão mais maduros e precisando um do outro. Em meio as perdas, o amor floresce novamente. 
Além desse romance lindo de se ver, temos muita ação, buscas, surpresas, mistérios, lutas, armas inovadoras, muito ódio e intrigas e uma fera misteriosa - que pode ser uma arma poderosa usada para o bem ou para o mal.

[...] e eu aprendi que uma pessoa encontra sua verdadeira família naqueles que a escolhem. A riqueza não tem nada a ver com isso.

Eu fiquei apaixonada pela história e pelos  personagens. Não consegui parar de ler e muito menos largar o livro. Um livro que fala sobre perdas, mas também da força que você encontra quando encontra a pessoa certa para passar por essa juntos. Uma busca maravilhosa que te envolve do começo ao fim e o final? Bem daqueles que te deixa com vontade de quero mais. 
O livro foi lançado em 2014 aqui no Brasil pela editora Novo Conceito e é uma trilogia. Porém, até agora não foi lançado o segundo livro. Isso é um sofrimento minha gente! Preciso ler a sequência!! (FICA A DICA EDITORA NOVO CONCEITO!)
Enfim, livro maravilhoso, tenho certeza que vocês vão amar!





Nenhum comentário

Postar um comentário