Resenha: "Os Instrumentos Mortais: Cidade das Almas Perdidas¨, Cassandra Clare


Cidade das Almas Perdidas

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Titulo Original: City of Lost Souls
Gênero: Aventura / Fantasia / Jovem adulto / Literatura Estrangeira
Páginas: 434
Ano: 2013
Sinopse: Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?



Com o intenso final de Cidade dos Anjos Caídos, onde Jace e Sebastian se ligam através de uma aliança demoníaca, ambos acabam desaparecendo. Sendo assim, a  Clave se reuni juntamente com os - agora aliados - Submundanos, para tentar encontrar Jace. Porém, eles não conseguem encontrá-lo, nem rastreá-lo nos mapas, ele simplesmente desapareceu. A Clave logo acaba deixando o tema em segundo plano - o que deixou Clary e seus amigos indignados. Então, eles acabam se unindo e agindo por conta própria, mesmo que isso resulte em quebrar as severas leis da Clave. A única coisa que importa para eles - principalmente para Clary - é salvar Jace das mãos de Sebastian.

Seria bom considerarem a validade desta busca por seu amigo. Pois frequentemente, quando algo precioso se perde, ao voltarmos a encontrá-lo, pode não ser mais o mesmo.

O que mais complica a situação, é que Jace e Sebastian estão ligados, literalmente. Se machucar um, machuca o outro, se matar um, outro também morre. Então, Clary, Simon, Izzy, Alec, Magnus, Maia e Jordan, entram numa busca frenética, procurando loucamente em livros, feitiços e até na sabedoria dos Irmãos do Silêncio e das Irmãs de Ferro, qualquer coisa que possa localizar os dois e quebrar essa terrível ligação. Porém, essa aventura não será tão fácil assim, Clary se depara com uma situação inesperada, porém seu amor por Jace a coloca em uma aventura muito mais perigosa. Para salvar Jace, ela aceita se envolver com pessoas perigosas e entra em uma jornada que talvez não tenha um bom final.

- Eu tenho um plano.
Ele soltou um grunhido.
- Era isso que eu temia.
- Meus planos não são terríveis. 
- Os planos de Isabelle são terríveis. - Simon apontou um dedo para ela. - Os seus planos são suicidas. Na melhor das hipóteses. 


Além da busca frenética para salvar Jace e achar uma solução para o desligamento de ambos, há também os conflitos individuais dos personagens coadjuvantes. Magnus e Alec, vivem um momento delicado na relação, o fato de Bane ser imortal, mexe muito com Alec. Sua vontade de viver ao lado dele, de conhecê-lo melhor, só aumenta, porém Magnus é muito fechado em relação ao seu passado. E algumas revelações do passado de Magnus vem à tona e pode balançar na relação de ambos. Já Izzie - a garota forte e sexy - começa a enxergar que se realmente quer viver um amor verdadeiro, precisa ter atitude e dizer o que sente. Maia e Jordan, finalmente conversam e através de palavras sinceras, sentem que algo bom pode acontecer entre eles. 

– Não sei. – O cabelo dela caiu para a frente. – Talvez você parta meu coração. – Antes que ele pudesse se pronunciar, ela o beijou [...]  - Agora cale a boca. Quero dormir - disse ela, encolhendo-se ao lado dele e fechando os olhos. [...] De repente, virou a cabeça e beijou Izzy, muito suavemente, na testa; ela se mexeu e murmurou, mas não abriu os olhos.
 Foi o livro mais romântico da série, não só em relação a Clary e Jace, mas todos os personagens. Mas, da mesma forma que tem romance, tem bastante agonia, desentendimentos, ação e traição. O enredo é fantástico. E, na perda de um vilão fantástico - Valentim - temos o novo e do mesmo sangue, o maravilhoso Sebastian. Ele é aquele tipo de vilão que consegue te envolver com sua lábia e inteligência. E se você ficou chocado com os planos de Valentim, você vai se arrepiar com os planos de Sebastian - que são bemmm mais maquiavélicos dos que os de Valentim. O engraçado que - pelo menos eu - tentei o livro todo entender e acreditar nas palavras de Sebastian. Creio que Clary e até mesmo Jace, conseguiram entendê-lo. E se vocês lerem, também acho que vão. Terminei o livro acreditando em Sebastian. Fiquei encantada por ele, ok, me julguem agora haha. Mas Cassandra Clare fez um personagem bem Judas, sabe?! Aquela pessoa que não teve culpa por ser ruim. Acredito muito nisso, e acho que foi isso que a Cassandra quis passar. Mesmo ele fazendo coisas odiosas e malvadas, de certa forma, ele só quer descobrir o que é o amor. Coisa que ele não aprendeu.
 - Quem não sabe preparar ovos? - Jace pensou em voz alta.
Clary levantou a mão, e Sebastian fez a mesma coisa, ao mesmo tempo. Ela não conseguiu conter a surpresa e abaixou o braço apressadamente, mas não antes de Sebastian notar e sorrir.
 ***
- Como acha que teria sido se Valentim a tivesse criado comigo? Você teria me amado?
Clary ficou muito satisfeita por ter pousado a caneca, pois do contrário, a teria derrubado. Sebastian não a olhou com qualquer timidez ou desconforto  natural passíveis de acompanhar uma pergunta tão bizarra, mas como sela fosse uma forma de vida curiosa e estranha.
- Bem - disse ela. - Você é meu irmão. Eu o teria amado. Teria... tido de amar.
O enredo me envolveu de uma forma doentia, sério. A cada página virada, a curiosidade só aumentava. A narrativa é cheia de ação, surpresas, armas, demônios e até contém aparição de Anjos. Os conflitos pessoais dos personagens só aumenta o brilho da narrativa. Ah, e uma tour maravilhosa pela Europa, com direito de até uma parada pelas ruas de Paris. Simplesmente fantástico. Um livro cheio de paixão e ódio. Ação e calmaria. Anjos e Demônios. Amor e traição.

Qualquer coisa em excesso pode destruir uma pessoa, pensou Simon. Escuridão demais pode matar, mas luz em demasia pode cegar.

O desfecho de Cidade das Almas Perdidas contém tudo que Cassandra Clare ama: batalhas demoníacas, acontecimentos que podem mudar a vida de todos os Caçadores de Sombras e um poder desenvolvido que pode gerar a morte de várias pessoas. Um final inimaginável, surpreendente e com traições que podem resultar em uma guerra maior ainda.
Mal posso esperar para ler o grande e - tenho certeza - épico final em Cidade do Fogo Celestial.


Nenhum comentário

Postar um comentário