Resenha: "Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos", Cassandra Clare


Cidade dos Ossos

Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Título Original: City of Bones
Gênero: Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Fantasia / Aventura
Páginas: 459
Ano: 2010
Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Eu sempre quis ler esse livro, mas nunca consegui um tempo na minha lista literária  e também, na época que me interessei (acho que 2012, meu amigo estava lendo e fiquei curiosa), não havia lançado todos os livros ainda, então resolvi ler mais pra frente. Nisso, em 2013 lançou o filme e ainda não tinha lido e acabei não assistindo (eu tenho esse problema, quando o filme é adaptação e eu estou interessada, só assisto quando leio o livro), fui acabar assistindo mês passado, quando terminei de ler o livro, haha. E até agora não entendi o motivo de ter flopado, ficou bom para adaptação. Ah, e como me arrependo de não ter lido essa obra maravilhosa antes! Bora resenhar...


Clary é uma típica garota americana apaixonada por arte e curti passar as noites dançando com seu amigo Simon. Em uma noite no Pandemônio - um lugar onde só tem pessoas bizarras -, ela vê uma cena estranha: um garoto lindo, uma garota sexy de branco e dois garotos com armas entrando no mesmo local que o "casal". Assustada, pede para Simon ir atrás dos seguranças para poder ajudar e corre atrás do casal que está em perigo. Logo que chega lá dentro, ela fica observando o garoto com feições de leão, a garota com um chicote que se encaixava perfeitamente em seus braços e outro com uma espada. Tudo muito estranho. Os três torturam e acabam matando o garoto, que começa se debater, convulsionar e simplesmente, desaparecer. Clary grita e, o grupo acaba notando e ficando perplexos por ela conseguir vê-los. O garoto loiro - que lembrava um leão -, acaba contando que são caçadores de demônios e explica que mundanos não conseguem vê-lo, o que a faz dizer que eles são loucos. Porém, com a chegada de Simon e do guarda, ela se surpreende por ser a única a enxergar aquele grupo estranho de assassinos.

- Ela é mundana.
- Será que é mesmo? - disse Jace, suavemente.[...] - Você já interagiu com demônios, garotinha? Já andou com Zumbis, ou falou com Crianças Noturnas? Você já...
- Meu nome não é "garotinha"- interrompeu Clary. - E não faço ideia do que você está falando.- Não faz?


Mais tarde no dia seguinte, após uma pequena discussão com sua mãe - Jocelyn - Clary sai com Simon para assistir um amigo dele recitar poemas e acaba se encontrando com o garoto invisível com feições de leão - Jace - de novo. Corre atrás do misterioso Jace, que conta que talvez ela faça parte do mundo dele e quer levá-la para o seu instrutor, porém Clary recebe uma ligação atormentadora de sua mãe, aos gritos, dizendo para ela não ir para casa e ir atrás de Luke - um amigo de sua mãe, que ela considera um pai. Ela não obedece e corre para casa, mas quando chega lá, não encontra sua mãe, mas sim, uma casa totalmente bagunçada e um Ravener - um demônio assustador - que a faz acreditar em tudo que o Jace lhe contou. Jace acaba aparecendo em sua casa e a ajudando. Na ausência de sua mãe ela corre atrás de Luke, porém se surpreende com a rejeição dele. Sem ter o que fazer, perdida em meio ao furacão, Clary acaba cedendo e aceitando a ajuda de Jace, que lhe apresenta um mundo que ela nunca imaginou que poderia existir - somente nos livros, talvez.

- Não pare por aí. Suponho que também existam vampiros, lobisomens e zumbis...
- É claro que existem - informou Jace. - Mas você encontra mais zumbis no sul, onde ficam os padres voudun.
- E as múmias? Elas ficam só pelo Egito?
- Não seja ridícula. Ninguém acredita em múmias.

A partir desse ponto, Clary começa descobrir coisas sobre a sua vida, sobre a sua mãe e o passado dela que a faz se sentir em uma montanha russa de emoções: chocada, assustada, com raiva e ao mesmo tempo perdida e sem saber o que pensar sobre a sua mãe. Com a ajuda de Jace, Isabelle, Alec e Hodge, ela começa uma busca interior - já que é uma caçadora das sombras também -, aos poucos vai se descobrindo e ao mesmo tempo, vai atrás do misterioso desaparecimento da mãe - que mal sabe ela, que se encaixa nesse novo mundo que lhe foi apresentado.

Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo que se pensa que será para sempre.

O livro é narrado em terceira pessoa e pra quem acompanha as minhas resenhas, sabe que não sou muito chegada (eu demoro para pegar o ritmo da narrativa haha), porém, o modo que a Cassandra fez me encantou e me deixou muito mais próxima dos personagens, pois deu a nós diferentes perspectivas dos personagens, abordando paralelamente o ponto de vista de cada um. E o que dizer dos personagens?! Além da personagem principal - Clary - que me cativou bastante, ela é uma artista, determinada, teimosa e a amei desde a primeira página.
Jace, é um caçador das sombras que ama o que faz, chega a ser um dos melhores, totalmente sarcástico, com um sorriso torto encantador. Simon, o melhor amigo de Clary, é um típico gueek, ama rock Indie, animes e mangás e é secretamente apaixonado por Clary. A relação de Clary com Jace me fez ficar apaixonada e torcendo desde o principio, uma relação forte, sarcástica e profunda e o Simon, foi um toque a mais, que apimentou mais ainda a história. Foi um triangulo amoroso bem elaborado.

Faz muito tempo – ele disse, simplesmente – que acho que estava perturbado pela ideia de me sentir como se eu não pertencesse a lugar nenhum. Mas você me fez sentir como se eu pertencesse.

Temos os outros personagens que também tem grande destaque: como a Izzie, com seu ar sexy e destemido, que causa medo e suspiros aos seres do submundo, com certeza uma das minhas personagens preferida. Alec, tímido, fofo e com um segredo que o assusta. Magnus Bane, um feiticeiro extravagante e misterioso; Luke, cheio de segredos, protetor e sensato; e até mesmo Valentim, o vilão que cativa mesmo sendo mal.

Dizem que ter pena é uma coisa ruim, mas é melhor do que ter ódio.

Cassandra Clare criou um livro fantástico cheio de fadas, lobisomens, vampiros, feiticeiros e caçadores. Uma mistura incrível cheia de ação, lutas, sangue, demônios, mistérios, suspenses, romances, dramas e segredos que são desvendados a cada virada de página. Fiquei absurdamente envolvida com toda a história, a profundidade de cada acontecimento, o impacto de cada revelação, os dramas, não só da personagem principal, mas de todos os personagens, cada um com sua camada de dramas e problemas, que aos poucos se encaixavam no drama do outro. Uma história bem escrita e deliciosa. Enfim, Cassandra me encantou com seu mundo de fantasia.

O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído.

Para quem procura uma história cheia de fantasia e demônios, muita ação, traições, romances, segredos e mistérios, com certeza vai amar a série Instrumentos Mortais, que possui seis livros e, com toda certeza irei lê-los. Já virei fã e indico, vocês não irão se arrepender.
E vocês, já leram o livro? O que acharam?
Um super beijo, até a próxima!






Nenhum comentário

Postar um comentário