Resenha: "Anna e o Beijo Francês", Stephanie Perkins


Anna e o Beijo Francês 

Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Título Original: Anna and the French Kiss
Gênero: Chick-lit / Romance / Literatura Estrangeira
Páginas: 286
Ano: 2011
Sinopse: Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto — que tem namorada. Ele e Anna se tornam amigos próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer? 

Anna é uma jovem de 17 anos que mora com seus pais e o irmão caçula em Atlanta, é apaixonada por filmes - tem até um blog de crítica de cinema -, e sonha um dia trabalhar com isso. Tudo está perfeito em sua vida: um trabalho no cinema da cidade, uma melhor amiga maravilhosa e um paquera que está quase virando um namorado. Porém, seu pai - que é um famoso autor de romances - decide que sua filha precisa ter um estudo de alto padrão, então acaba matriculando Anna na School of America - um colégio interno de alta qualidade de jovens americanos que moram na França. Entretanto, Anna não quer ir, não quer deixar a sua vida, sua família, seus amigos, seu trabalho, o menino que ela sentia que iria rolar algo mais e acima de tudo: o medo da mudança, se sentir sozinha naquele país totalmente estranho para ela.

O que meus pais nunca consideraram é que eu só queria uma escolha.

Quando Anna finalmente chega em Paris, ela se sente sozinha, perdida - já que não sabe nem andar fora dos domínios da escola -, e o pior não sabe falar nada, absolutamente nada em Francês. Porém, em seu primeiro dia em Paris, ela se depara com Meredith, que é sua vizinha de quarto, uma garota totalmente simpática, que acaba apresentando Anna aos seus amigos: Josh, Rashimi e Étienne - mais conhecido como St. Clair - um jovem absurdamente lindo, com um sotaque britânico charmoso e um sorriso arrebatador.

Eu olho para trás. Ele está sorrindo.
- Seja bem-vinda a Paris, Anna. Eu estou contente por você ter vindo.

A partir daí, Anna se vê mais envolvida em Paris, passando a maior parte do tempo com seus novos amigos, conhecendo a cidade e seus pontos turísticos, e até aprendendo algumas palavras em francês. O que ela não esperava, era que sua ligação com St. Clair poderia ser mais do que amizade. Anna começa sentir uma leve e imensa atração por St. Clair e ela acha que não é só coisa da cabeça dela, já que ela sente que há uma atração mutua, que ele também sente que ambos estão sintonizados. Só que tem um grande problemão: St. Claire namora Ellie - uma antiga amiga do grupo, que agora está na faculdade e visita eles algumas vezes na escola. E mais, Meredith é caidinha por St. Clair e dá vários sinais de seu interesse por ele. Então, Anna se vê numa cilada daquelas: está apaixonada por seu amigo que tem uma namorada linda e universitária e ainda uma melhor amiga, que também está interessada no seu crush impossível e não pode - e não quer - magoá-la.


Como posso ser tão estúpida? Como posso inclusive por um momento imaginar que não estou apaixonada por ele?
 Nesse drama todo, muita coisa acontece no decorrer do livro, Anna e St. Clair enxergam que há algo entre eles, porém decidem deixar apenas na amizade. Mas com isso surge todos os dramas adolescentesque vocês podem imaginar: paqueras, climas, ciúmes, traições e muito chororô. Confesso que fazia muito tempo que não lia um romance colegial e, confesso de novo que eu amei. A história é narrada em primeira pessoa, a escrita é bem fácil e rápida, o que faz você virar a página e nem perceber que devorou o livro em dois dias. O romance que acontece no decorrer do livro é tão fofo, apaixonante e beeeem adolescente, que me fez suspirar e amar mais ainda a narrativa da autora. 

É possível que lar seja uma pessoa e não um lugar? [...] Simplesmente fazemos companhia um para o outro. Minha respiração. Sua respiração. Minha respiração. Sua respiração. Nunca poderia dizer-lhe isto, mas é verdade. Isto é lar. Nós dois.
 
Os personagens secundários também foram bem construidos, cada um contribuindo com seu toque, deixando tudo mais cativante. Gostei muito da Rashimi, mesmo ela sendo um pouquinho estourada (o que eu amei, sempre gosto de personagens com personalidade haha), ela é uma personagem secundária que vale a pena destacar. E não posso deixar de falar sobre a química perfeita do casal principal, eles são tão perfeitos um para o outro, que até não me aguentei com tanta fofura! Me senti tão próxima deles, das sensações, do envolvimento, dos dramas, palavras e afetos,  que não consegui segurar a emoção!! Será que foi por causa da Cidade Luz?! Tenho que destacar que a autora soube envolver super bem, nós leitores, com os pontos turísticos dessa cidade maravilhosa! A cada lugar que St. Clair levava Anna, eu me apaixonava mais  por Paris: os detalhes, os lugares e os acontecimentos entre o casal, só aumentou o amor pela história.

- Eu amo Paris - eu digo.
- E eu tenho certeza que ela te ama também.

O livro é uma um chick-lit bem adolescente, mas totalmente cativante! Personagens bem construídos, um romance de tirar suspiros e ainda com Paris de background!









Nenhum comentário

Postar um comentário