Resenha: “Mamãe Walsh – Pequeno Dicionário da Família Walsh”, Marian Keyes.


Mamãe Walsh

Autora: Marian Keyes
Editora: Bertrand Brasil
Gênero: Ficção irlandesa
Título Original: Mammy Walsh’s A-Z of the Walsh Family
Páginas: 160
Ano: 2014
Sinopse: Cheio de humor, cheio de lágrimas, cheio de emoção e de vida. Depois de histórias que envolviam suas cinco filhas Claire, Margaret, Rachel, Anna e Helen , faltava um livro que trouxesse as palavras da matriarca de uma das famílias mais divertidas da literatura. Em Mamãe Walsh - Pequeno Dicionário da Família Walsh, Marian Keyes apresenta mais um exemplo que explica porque ela se tornou a maior escritora de chick-lit do planeta. A obra traz uma compilação de expressões que fazem o leitor compreender ainda melhor essa inusitada família. Em cada uma delas, a chefe do clã narra acontecimentos que ilustram o tema, como H de Homens de verdade, em que ela conta as aventuras com grandes exemplares do sexo masculino; ou C de Cozinha, com histórias sobre o dom culinário dos Walsh. Mamãe Walsh produzirá no leitor lembranças de cada um dos títulos anteriores de Marian, de Melancia a Chá de sumiço, causando identificação instantânea: quem nunca passou por situações loucas na vida? Um livro que convida todos a se divertirem mais uma vez com esses incríveis personagens. São páginas repletas de humor e sagacidade, como somente Marian Keyes é capaz de escrever.

Venho trazer uma resenha da minha autora preferida – o que não é novidade pra ninguém que acompanha o blog –, Marian Keyes.
A maravilhosa Marian nos presenteou com esse livro pequenininho – se comparada as obras anteriores da autora –, que nos proporcionam vários momentos de risadas e conhecemos mais detalhes sobre essa família tão amada!
O livro – como já se chama – é um dicionário de A-Z da família, onde é citado algumas coisas,  situações, momentos, dicas de cozinha da Mamãe Walsh – e olha que a Mamãe tem fama de ser péssima na cozinha – relatos sobre sua vida, família, trabalho, como conheceu o Papai Walsh... e por ai vai...

Cozinhar os alimentos é uma coisa boa; mata germes. Temperos são uma coisa ; podem fazer mal ao estômago.

De uma maneira totalmente engraçada – que somente a Marian Keyes poderia fazer –, a cada letra Mamãe Walsh tem uma história interessante e engraçadíssima para contar – e olha que a Mamãe já falava muito nos livros das filhas, imagina um só pra ela! Haha
As histórias são diversas, desde bronzeamentos artificias, ou quando a Mamãe descobri a existência das calcinhas chamadas “tangas” – com apelidinhos hilários e tudo!  Até a Lista da Pá é citada. Conhecemos mais sobre os netos e histórias antigas sobre suas filhas também são citadas – o que me causou também algumas risadas.
 [...]O sr. Walsh diz que eu não deveria encarar essas campanhas publicitárias como uma ordem. Eu não faço isso. Eu simplesmente as enxergo como uma espécie de desafio.

De certa forma o livro nos faz viajar e lembrar das histórias anteriores narradas por Claire, Rachel, Margaret, Ana e Hellen. Nos faz lembrar de momentos vivenciados por cada uma delas pela visão da Mamãe Walsh, o que dá um toque magnifico de humor. Vocês se lembram dos “Homens de Verdade”? Ou dos famosos homens “Mãos de Pluma”? Esses e mais outros assuntos são citados, o que não irei compartilhar com vocês para não perder a graça!

[...] a pior coisa que pode acontecer a um homem é ele ser um sujeito do tipo “Mãos de Pluma”. [...] Pra mim, um comportamento desse tipo parece lindo e decente.

Ah, e não poderia deixar de citar: alguma de vocês que já leram livros anteriores da Família Walsh, sabe me dizer o nome da Mamãe Walsh? Espero que não - sou egoísta, rs -, pois eu sempre – sempre mesmo! – me perguntava como era o nome dela!  Então, para quem sofria do mesmo mal que eu, podem se despreocupar, o grande mistério sobre o nome da Mamãe é revelado! E do Papai Walsh também!
Além de todo humor, o livro também tem papos sérios e Mamãe Walsh nos enche com sua sabedoria e conhecimento sobre a vida.

Felicidade é um assunto muito traiçoeiro. Uma das coisas que eu já notei sobre o mundo moderno é que todas as pessoas acham que têm o direito pleno de serem felizes o tempo inteiro. Acham que a tal Felicidade é a situação padrão da existência, e imaginam que cada um de nós deve fugir de qualquer outro cenário. Julgam que, se uma pessoa não é feliz o tempo todo, é porque está fazendo alguma coisa errada e precisa descobrir um jeito de fazer as coisas certas para conseguir ser feliz o tempo todo, se é que entendem o que estou querendo dizer.

Enfim, o livro Mamãe Walsh me fez lembrar o por que me apaixonei pela Marian Keyes e pela sua querida e louca Família Walsh.
É um livro delicioso de se devorar, repleto de humor e uma escrita rápida e envolvente! Para fãs da Marian, é indispensável e nos faz matar a saudade dessa família amada e engraçada!

Classificação:





Nenhum comentário

Postar um comentário