Resenha: "A Escolha" (livro #3) - Kiera Cass



Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 352
Ano: 2014
Sinopse:A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Hey, leitores!! Como estão? Como sempre, estou com uma saudade imensa de estar mais com vocês por aqui, mas estou fazendo o possível e o impossível para postar mais! :3
A resenha da semana, nada mais é, que o grande/lindo/maravilhoso final da história de America, Maxon e Aspen.


Eu sempre tenho essa “bendita” dificuldade de começar uma resenha, principalmente quando é o último livro de uma trilogia sensacional. Com esse livro, Kiera Cass consegui entrar para a minha lista de autores preferidos (ficando no ladinho da Marian Keyes e da Lauren Kate).

O que dizer sobre esse livro? O fim de A Elite, já matou todo mundo de ansiedade pelo livro A Escolha, já que no fim de A Elite, America deixou bem claro a sua decisão de lutar pelo nosso lindo e maravilhoso príncipe Maxon.
 Eu comecei a ler com uma ferocidade imensa, que devorei no fim de semana. (Não conseguia largar o livro!!)
Foram 352 páginas fáceis de devorar, pois como sempre, a escrita da Kiera é fácil e objetiva e como ela tem a capacidade de prender os leitores à história, eu fui virando as páginas e, quando dei por mim, já tinha terminado o livro.

America se encontra decidida a lutar por Maxon, mas nem tudo é tão fácil assim. Mesmo ela sabendo dos sentimentos do Príncipe Maxon, ele deixou bem claro que tinha dúvida de seus sentimentos e existiam três outras escolhas para ele: Celeste, Eliese e Kriss, sendo Kriss, a real concorrência de America, já que ele começou a passar bem mais tempo com ela. Além de todo esse distanciamento e duvidas de Maxon, também tinha o Rei, que realmente odiava America e faria de tudo para deixar America “queimada” com o povo de Illéa.

“Havia um príncipe e quatro garotas, três das quais voltariam para casa com pouco mais que uma história interessante sobre como passaram o outono.”

America está bem determinada nesse livro – nos outros ela estava em dúvida de seus sentimento pelo Maxon e Aspen -, já nesse livro, o que a America me irritou (ela sempre tem que me irritar em alguma coisa no livro, senão não é a America que eu gosto, rs), foi ela ficar a cada final de capitulo com medo de dizer seus sentimentos para Maxon. Pra falar a verdade, foram os dois que ficaram de frescura. Os dois passam a maior parte do livro (sério!!) com briguinhas bobas, mas (de um jeito masoquista, rs) adorável de acompanhar e de ficar ansiando que os dois se resolvam logo e pronto.

“Abri a porta e dei com Maxon. Ele permaneceu ali, calado. Toda a minha raiva fez sentido. Queria tudo dele, tudo para ele, porque queria cada parte dele.”

O clima do livro fica agitadíssimo, além dos altos e baixos do relacionamento de Maxon e America, a união e a concorrência entre as meninas da Elite ficam ainda maiores, a cada etapa e provas que as fazem ficar cada vez mais próximas da coroa e de conquistar o coração do príncipe e de Illéa só aumentam.
O que acaba aumentando também são os ataques rebeldes e os ataques ao Reino.
America com suas atitudes sempre polemicas e seus questionamentos sobre as castas, acaba envolvendo ela e Maxon com aliados que nunca passariam pela cabeça de ninguém. Eu fiquei chocada e extasiada com todos os acontecimentos a partir do momento que eles se juntaram. Gente, digo e confirmo com todas as letras em maiúsculo: ESSE LIVRO É ABSURDAMENTE CHOCANTE E PERFEITO!
O livro é cheio de ação e drama. Para vocês terem uma noção, toda aquela repetitividade de “A Seleção” passou longe de “A escolha”, pois o livro é agitado e cheio de surpresas do começo ao fim.
[...] Não queria ser princesa.
- Sério?
- Serio.
Georgia sorriu.
- Não desejar a coroa talvez a torne a melhor pessoa para usá-la.”

Posso dizer a vocês que o livro acabou com o meu emocional. Como vi muito no twitter: Kiera causou com esse final de livro! A cada página virada, me sentia mais intima e mais envolvida com a história e seus personagens. A cada lágrima da America, consequentemente, lá estavam as minhas; cada risada, idem! Cada suspiro por Maxon, idem. Cada batalha lutada, idem. Cada indignação, idem. Cada segredo desvendado (sem idem, dessa vez, rs), vinha com “wowww” e “Ahhhh” e quase me fizeram ter um ataque do coração!! Pessoal que ainda não leu, preparem os corações e leiam com um leicinho do lado, só pra garantir.
E claro, não posso terminar essa resenha, sem citar esses personagens tão amados e preenchem a história e nos cativam a cada virada de página: das criadas Lucy, Anne e Mary, Aspen, Marlee, May, a rainha, Kriss... E preparem-se para se chocarem:  até mesmo a Celeste. Escutem o que estou falando: vocês vão se SURPREENDER com ela. EU me surpreendi. No bom sentido claro.

- Nunca tive chance mesmo, tive? Sempre foi você, desde o inicio.
- Não só eu – admiti. – Kriss. Ela também está no páreo.
-Quer que eu quebre a perna dela? Posso dar um jeito de fazer isso acontecer – propôs, rindo sozinha. – É brincadeira.” – Celeste

Do meio, pro final o livro deu uma reviravolta, que aconteceu tudo tão rápido que quase não tive tempo pra ter noção do que estava acontecendo. Quando dei por mim, passei por várias etapas:
1)      Estatava chocada;
2)      Fiquei em pânico;
3)      Entrei em desespero;
4)      Estava quase soluçando de tanto chorar... e por fim...
5)      Estava chorando e sorrindo ao mesmo tempo.

“- Pode partir meu coração. Mil vezes, se desejar. Sempre foi seu para machucar como quiser.
- Shhh – implorei.
- Amarei você até meu último suspiro. Cada batida do meu coração é sua. Não quero morrer sem que você saiba disso.”

Bom, não irei estender mais a resenha, pois não consigo mais descrever a sensação e a perfeição que é esse livro. Eu sei que muitos vão ficar chateados com o fim de alguns personagens (como eu fiquei), mas o grande final veio com a PAZ em Illéa e com vários suspiros...
Enfim, o amor e a amizade prevaleceu e venceu a tudo.  Com um final de tirar o fôlego e de parar o coração, “A Escolha” termina a trilogia, nos deixando absurdamente #InLove!! Com muito romance, competitividade, ambição, drama, ação, guerra atrás de guerra, revelações e segredos de deixar qualquer um chocado! E claro, com vontade de #QUEREMOSMAISKIERA e #QUEREMOSFILMEKIERA Eu fiquei umas duas semanas com ressaca-pós-livro! Valeu ai, Kiera!  

Classificação:  

Awwwn, vejam que lindo o trailer do lançamento do livro:












2 comentários

  1. Eu achei que fosse a única com essas sensações, terminei ontem e estou perdida no mundo! Quero mais! rs Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Naiã! Bem vinda ao clube das #QueremosMaisKiera hahahahaha
      Fiquei com uma ressaca literária, que olha... rs
      Beijoos, volte sempre *-*

      Excluir